Bitcoin: a solução perfeita para registro eterno!
O Bitcoin é um dinheiro descentralizada que é amplamente conhecida por ser uma rede de liquidação de pagamentos rápida e de baixo custo. Isso é possível graças à sua natureza irreversível, o que significa que uma vez que uma transação é confirmada, ela não pode ser revertida. No entanto, o blockchain do Bitcoin também pode ser usado para muito mais do que apenas processar pagamentos.
Uma das principais vantagens do blockchain do Bitcoin é que ele permite o registro de dados de forma imutável. Isso é possível graças à função OP_RETURN, que permite escrever qualquer coisa no blockchain. Existem várias maneiras de se utilizar o OP_RETURN, como as ferramentas opreturnbot.com e murrayrothbot.com/opreturn, que permitem gravar uma mensagem para sempre no blockchain.
Um dos principais usos do OP_RETURN é a publicação de atestados de propriedade, como um hash de um contrato. Ele também pode ser usado para emitir tokens através da omni layer ou criar NFTs (non-fungible tokens, ou tokens não fungíveis). Além disso, o OP_RETURN também pode ser usado como um sistema de DNS resistente à censura, registrando endereços de IP em uma transação no blockchain.
Outra vantagem do uso do OP_RETURN é que os dados gravados no blockchain são facilmente verificáveis por qualquer pessoa que tenha acesso a ele. Isso torna o Bitcoin uma opção atraente para qualquer pessoa que precise registrar dados de forma segura e confiável.
Desvendando o funcionamento interno de OP_RETURN
OP_RETURN é um opcode de script utilizado na rede Bitcoin. O script é um conjunto de instruções que especificam as condições para o gasto de uma transação em Bitcoin. Os opcodes são funções que determinam o comportamento do script, incluindo a forma como as transações são validadas e os Bitcoins são gastos.
Quando uma transação é criada, o script de gasto é definido como um script scriptPubKey que especifica as condições que devem ser atendidas para que os bitcoins da transação sejam gastos, para leigos o scriptPubKey é uma pré-definição de como os fundos serão gastos no futuro.
Quando alguém cria uma transação tentando gastar uma certa quantidade de moedas á partir de uma transação recebida anteriormente, o protocolo Bitcoin verifica se as entradas que você usou para construir aquela transação são validas e você forneceu as informações necessárias para ser possível gastar os fundos, quando você usa uma tx que contenha o opcode OP_RETURN no script de saída, o protocolo do Bitcoin está avaliando á transação e executando o script, ele interrompe a execução e retorna um valor falso. Isso significa que os bitcoins da transação não podem ser gastos e são "travados" na transação. No entanto, os dados incluídos com OP_RETURN são armazenados permanentemente no blockchain.
Você já imaginou ser capaz de criar/ter um robô que registra dados de forma imutável no blockchain do Bitcoin? Agora é possível, nós o acompanharemos nessa missão. Estamos oferecendo uma pré-venda do nosso e-book “Construindo um cartório com Bitcoin”, que ensinará a criar um robô desse tipo, e ainda mostraremos como você pode ganhar dinheiro / satoshis oferecendo esse serviço.
Com nosso e-book, você vai aprender a construir um robô capaz de registrar qualquer tipo de dado no blockchain do Bitcoin, utilizando a função OP_RETURN. Além disso, vamos mostrar como você pode integrar a Lightning Network para oferecer o serviço para outras pessoas.
Garanta já sua vaga na pré-venda do nosso e-book!